Izumi Tabata: o pesquisador e criador do protocolo Tabata

Izumi Tabata ProtocoloIzumi Tabata é um reitor da Universidade Ritsumeikan Gradutate School of Sport and Healt Science (tradução livre – Escola de Graduação do esporte e ciência da Saúde Ritsumeikan).

Além de ser uma referência em estudos sobre saúde, é o criador do protocolo Tabata, motivo pelo qual ficou mundialmente conhecido. Esse protocolo é o resultado de estudos, que foram feitos nos anos 90, sobre exercícios de alta intensidade, que naquela época estavam apenas surgindo.

Tabata e outros pesquisadores fizeram testes com todos os tipos de exercícios, passando pelos aeróbicos de baixa intensidade e chegando aos treinos de força. O resultado dessa pesquisa foi a comprovação de que a intensidade dos exercícios chega a ser mais importante que sua duração.

Atualmente, esse tipo de exercício, chamado de HIIT (High Intensity Interval Training = Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) é muito usado por treinadores e professores de educação física, que desejam melhorar o desempenho de seus atletas.

A principal utilidade desse tipo de treinamento é para a perda de peso e, principalmente, para a queima potencializada de gordura localizada. A descoberta mais incrível desses pesquisadores é que é possível queimar mais gordura com menor tempo de exercício, desde que seja de alta intensidade.

>> Qual é a diferença entre o treino aeróbico x treino de alta intensidade

Como usar o método Tabata no seu treinamento

Com a difusão da qualidade do método Tabata, algumas pessoas começaram a criar circuitos de exercícios e vende-los como se fossem baseados no método. Porém, o HIIT não possui treinamento específico, é uma forma mais intensa de se exercitar e que pode ser aplicada a qualquer tipo de atividade física.

Sendo assim, você pode pedalar (ergométrica ou comum) usando os preceitos do método, ou ainda aliar a intensidade em seus treinamentos de resistência. O que vem sendo muito praticado atualmente nas academias, é justamente a junção do método Tabata com os exercícios de musculação.

Uma das vantagens do HIIT é que ele não queima a massa magra, assim os fisiculturistas podem construir sua musculatura usando os exercícios de alta intensidade. Além disso, esse tipo de atividade melhora consideravelmente a capacidade respiratória e a resistência cardiovascular.

Isso quer dizer que o corpo cria uma resistência maior para exercícios aeróbicos, de longa duração, apenas com a prática de HIIT poucos minutos por dia. O que conta na realidade é a alta intensidade dos exercícios, que deve ser respeitada e praticada para se obter resultados.

Alguns atletas costumam aliar o protocolo Tabata a seus treinamentos normais e conseguem potencializar os resultados, aumentando as chances de vitória em torneios competitivos.

A possibilidade de fazer qualquer exercício usando o HIIT permite que todo mundo possa se beneficiar, usando para condicionamento ou apenas para perder peso. Com o intervalo entre exercícios de alta intensidade e o descanso, o corpo permanece queimando gordura durante 48 horas (Conheça o sistema Q48). Mesmo que você não esteja se exercitando.

Como qualquer tipo de exercício, é importante consultar seu médico ou treinador e perguntar se é possível incorporar o método HIIT ao seu treinamento usual. Como falamos acima, você pode praticar qualquer tipo de atividade usando o sistema de alta intensidade.

Imagem: http://www.tabata.sk/izumi-tabata/