Qual a diferença entre Exercício Aeróbico e HIIT?

Sempre que pensamos em como emagrecer rápido, surge a dúvida se fazer planos de exercícios em uma academia, realmente é a melhor maneira de perder peso.

Atualmente, além dos famosos exercícios aeróbicos, surgiu o método HIIT – Treinamento Intervalado de Alta Intensidade que consiste em menos tempo de prática com resultados mais efetivos (Veja exemplos de exercícios HIIT)

Mas, se o treino é menor e funciona melhor, por que todo mundo não faz isso? Como o próprio nome diz, “alta intensidade” significa a prática de exercícios que chegam ao limite da exaustão. Nem todas as pessoas conseguem fazer esse tipo de atividade do jeito certo, e acaba sendo melhor praticar os exercícios aeróbicos mais longos.

exercícios aeróbicos x hiit

Principais Diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Longe de serem errados, os exercícios aeróbicos utilizam o ar (oxigênio) como combustível para produção do ATP – Trifosfato de Adenosina, uma molécula essencial para a vida, já que é responsável por “carregar” a energia produzida dentro do organismo, para todos os locais onde é necessária.

Ou seja, essa molécula é quem leva a energia para nossas mãos quando estamos digitando no computador, para nossos pés quando temos que caminhar, e para todos os lugares onde uma atividade física será executada.

No caso do método HIIT, que também pode ser chamado de anaeróbico, não existe o uso necessário de oxigênio para a produção da molécula. A principal diferença disso está justamente na rapidez com que o exercício é executado.

Os exercícios aeróbicos são de baixa-média intensidade e longa duração, e os anaeróbicos (HIIT) são de alta intensidade e curta duração. Os primeiros demoram mais para produzir ATP e o segundo produz mais rapidamente.

Trocando em miúdos, podemos dizer que quando alguém pratica exercícios usando o método HIIT está produzindo maior quantidade de ATP mais rapidamente, o que significa mais moléculas que carregam energia.

Esse é o principal motivo pelo qual os exercícios de alta intensidade queimam mais gordura, mesmo após o término do treino, pois as moléculas que são produzidas vão carregar a energia para onde é necessário, quando o corpo está em repouso, essa energia é usada para queimar a gordura localizada.

Qual exercício é melhor? Aeróbico ou Anaeróbico?

Os exercícios anaeróbicos produzem energia prontamente para prática de exercícios de menor duração e maior intensidade, enquanto que os aeróbicos fazem isso para atividades de média e longa duração porém com baixa e média intensidade.

A principal diferença de um e outro é que o HIIT usa os dois sistemas para a produção do ATP, por isso acaba sendo mais eficiente na produção de resultados para quem precisa perder peso, ele potencializa os dois tipos de sistemas de energia.

Para quem deseja perder peso e ainda modelar o corpo eliminando a gordura localizada, será mais eficaz incorporar os protocolos HIIT aos exercícios que são praticados normalmente.

Não existem tipos de atividades físicas de HIIT, o que existe é a maneira intensa de praticar as atividades que você já faz no dia a dia, respeitando o termo “alta intensidade”, sem realizar o treinamento com o máximo do seu fôlego, eles não trarão bons resultados.