Exemplos de exercícios HIIT – Os principais protocolos desse método!

exemplos de exercicios hiitPara conseguirem um emagrecimento rápido, as pessoas acabam optando pelos exercícios aeróbicos, com a falsa ideia de que movimento rápido é igual queima de gordura.

Claro que se exercitar de qualquer maneira é melhor que não exercitar de jeito nenhum, mas existem modos muito mais eficazes de eliminar gordura localizada.

Quando procuramos perder peso logo vamos a uma academia e conseguimos um plano de exercícios específicos para nosso tipo de corpo e também relativo ao tanto de quilos que queremos eliminar. Esses exercícios são indicados por profissionais qualificados e sempre levam em consideração o sedentarismo de cada pessoa.

Alguns grupos de exercícios contemplam treino aeróbico seguido de outro localizado (musculação). A ideia é acelerar o metabolismo com corrida ou bicicleta, e depois tentar colocar tudo no lugar com os aparelhos. Existem também aulas de ginástica como zumba e full fight (luta completa – simula golpes de luta, porém feitos no ar).

 

Principais protocolos de HIIT que você precisa conhecer

O número de pessoas que frequentam academias aumenta a cada ano, pois o termo “emagrecimento saudável” está na moda, finalmente, assim todo mundo tenta perder peso do jeito certo, porém muitas pessoas desistem quando percebem que os resultados demoram bastante para acontecer.

Foi buscando acelerar esses resultados que alguns personal trainners resolveram incorporar em suas aulas, treinos com o método HIIT (High Intensity Interval Training = Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que queima mais gordura com menos tempo de exercícios.

Veja abaixo os 4 principais protocolos desse método.

1 – Método do Protocolo de Izumi Tabata

É o protocolo mais conhecido da atualidade e consiste em treinamentos com 8 ciclos de 20 segundos (exercícios em intensidade máxima), com um ciclo de descanso de 10 segundos. Esse método foi criado pelo pesquisador Japonês que o batiza, e foi usado com sucesso em patinadores olímpicos.

2 – Método do Protocolo Timmons

Recebendo o nome de seu pesquisador, Jamie Timmons, esse protocolo inclui 3 séries de 2 minutos fazendo pedalada suave em uma bicicleta ergométrica, acompanhado de 20 segundos de alta intensidade, resultando em 21 minutos semanais já que o exercício deve ser praticado 3 vezes na semana.

3 – Método do Protocolo Gibala

O pesquisador Canadense Martin Gibala criou o protocolo HIIT que consiste em 3 minutos de aquecimento, contendo entre 8 e 12 ciclos de 1 minuto em alta intensidade, acompanhados de 75 segundos de descanso.

Em 2011 ele sugeriu uma versão especial para pessoas sedentárias ou que não praticam atividade física há mais de um ano, consistindo em 3 minutos de aquecimento, 10 ciclos de 1 minuto cada, de exercício intenso (perto de 60% da capacidade total), acompanhado de 1 minuto de descanso.

4 – Programa de Emagrecimento Queima de 48 horas

Aqui no Brasil, a maior expressão do HIIT está no programa criado pelo atleta Vinícius Possebom, o Queima de 48 horas, que já foi consagrado na mídia e possui milhares de alunos.

Os exercícios são completamente trabalhados dentro do protocolo HIIT e garantem resultados com simples 10 minutos de treino diários, praticados 3 vezes na semana. A principal vantagem desse programa é que é todo em vídeo aulas e você pode praticar no conforto da sua casa, vale a pena conferir.