HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade): como funciona?

O HIIT (High Intensity Interval Training = Treinamento Intervalado de alto intensidade), é um dos exercícios que está sendo muito usado no processo de emagrecimento, atualmente.

A promessa desse tipo de treinamento, é a queima de gordura localizada a partir de exercícios intensos realizados em um espaço de tempo curto. É muito fácil entender porque as pessoas estão praticando esse tipo de exercício cada vez mais: a barriga realmente some, quando se pratica o HIIT (Artigo em Inglês).

Todas as pessoas que praticam exercícios para perder peso sofrem com o tempo que é preciso gastar para queimar as gorduras localizadas. É muito difícil conseguir “chapar” a barriga, e é por isso que muita gente desiste dos treinamentos.

Segundo inúmeras pesquisas científicas, o HIIT é comprovadamente mais eficaz que os exercícios aeróbicos comuns, já que o resultado é muito mais compensador e o tempo dispendido, infinitamente menor.

O grande segredo desse tipo de treinamento está na intensidade extrema com que os exercícios precisam ser praticados, a isso segue-se um tempo de descanso e depois, outra série em alta intensidade.

Esse intervalo de exercício e descanso, faz com que o metabolismo continue queimando gordura mesmo após o término do exercício. É possível continuar emagrecendo até 48 horas depois do final da prática.

Acho que deu para entender porque todo mundo está mudando para HIIT, não é mesmo?

treino hiit

5 motivos para começar a praticar HIIT desde já

O melhor desse tipo de prática é que você pode fazer qualquer exercício usando os princípios do HIIT, não existem específicos, já que o processo é uma maneira de se exercitar em alta intensidade.

Se você está acostumado a pular corda, pode aplicar os preceitos da prática nesse exercício. Liberdade total. Veja abaixo 5 motivos para incluir o HIIT no seu treino agora:

1 – Treinamentos muito mais curtos

Com o HIIT você não precisa ficar fazendo exercícios aeróbicos durante meia hora, é possível fazer treinos de apenas 5 minutos e conseguir ótimos resultados. O treinamento é bem puxado, mas o resultado valerá a pena o suor da camisa.

2 – Queima mais gordura

Mesmo fazendo menos tempo de exercício, sua gordura localizada desaparecerá mais depressa, usando o HIIT nos seu treinamento. A intensidade dos exercícios garante uma queima de gordura até mesmo depois que o treino acabar.

3 – Melhora a capacidade cardiovascular

O preceito HIIT levará você até a zona anaeróbica (quando o fôlego está no limite e seu coração batendo muito rápido). Esse tipo de exercício é ótimo, pois deixa seu corpo preparado para fazer exercícios aeróbicos mais longos, mesmo com treinos curtos.

4 – Não queima massa magra

A maioria das pessoas, que faz exercícios para emagrecer, acaba queimando a massa magra junto com a gordura. Com o HIIT combinado a exercícios de resistência isso não acontecerá, e você ficará magro mantendo sua forma muscular.

5 – Funcionalidade

Como poderá aplicar o método em qualquer tipo de exercício que faça, é possível treinar em casa, no parque, no clube, em qualquer lugar que você esteja. E como não é preciso equipamentos especiais, a liberdade é completa e muito funcional.

>> Izumi Tabata – Pesquisador Japonês da Metodologia HIIT