Como acabar com o efeito sanfona?

como acabar com o efeito sanfona

Você faz aquela dieta milagrosa que uma amiga indicou, perde os quilinhos extras, fica toda feliz – mas um mês depois começa a ganhar todo o peso novamente. Dá uma tristeza e um desânimo daqueles, e saiba que essa situação tem um nome: efeito sanfona (Veja Essa Matéria). Saiba também que você pode acabar com ela!

Esse efeito (também conhecido como ioiô) é o que a medicina chama de “ciclismo de peso”: quando você perde peso e logo na sequência retorna ao peso anterior, criando um ciclo de emagrecimento-engorda que pode fazer muito mal para sua saúde.

Como acabar com o efeito sanfona

Para que você não sofra com esse “engorda e emagrece”, seguem cinco dicas que irão lhe ajudar a perder peso e manter esse peso com saúde. Para evitar o famoso engorda e emagrece são necessárias mudanças e atitudes corretas – que devem ser agregadas ao seu dia-a-dia. Por isso, fique atento:

#1 Evite as dietas milagrosas

Aquela dieta poderosa que lhe fará perder 5 quilos em poucas semanas é uma tentação e tanto, pois você realmente pode perder esse peso em pouco tempo – mas logo seu corpo vai responder a isso e você pode ganhar peso mais rápido do que perdeu!

#2 Coma nos horários certos

O seu corpo funciona realmente como um reloginho – e ele precisa de regularidade. Comer nos horários certos fará com que seu corpo trabalhe em um ritmo melhor e nem passe necessidades. Prefira comer de três em três horas nem que seja um lanchinho simples, como uma fruta ou uma barra de cereais.

#3 Diminua as porções

Não adianta nada comer um boi pela perna de três em três horas. Por isso, para que o seu corpo se adapte aos horários e você emagreça, é preciso ser comedido! Na hora de se servir, tente diminuir as porções e faça pratos mais equilibrados.

Quando você come um pouquinho a cada três horas, seu corpo trabalha melhor e seu metabolismo vai conseguir assimilar tudo de forma mais correta. Essas dicas, mais do que ajudar na manutenção do seu peso, vão ajudar na melhora da sua saúde.

#4 Mude seus hábitos alimentares

Seria um sonho se pudéssemos emagrecer somente comendo churrasco, não é? Porém, se você equilibrar sua alimentação, não precisará abandonar aqueles alimentos que você adora e não são muito saudáveis.

Aprenda a incluir saladas, legumes e alimentos mais leves em seu prato. Diminua as porções de carne e evite os alimentos mais gordurosos. Com seu corpo entendendo melhor sua alimentação, é possível que você coma um pouco de chocolate ou aquelas batatas fritas com os amigos. É só ter moderação.

#5 Faça exercícios físicos com regularidade

Os exercícios regulares são parte fundamental na manutenção do seu peso. Fazer uma caminhada só nos dias em que o ânimo deixar não colabora para a sua saúde. É preciso força de vontade e persistência.

Procure uma academia ou reúna amigos para uma caminhada diária – as possibilidades são muitas. Hoje em dia é possível até mesmo ter acompanhamento para seus exercícios através da internet.

Leia mais sobre os Exercícios Para Detonar a Gordura da Barriga

Só é possível acabar com o efeito mais indesejado do emagrecimento através de atitudes diárias. E aí, o que você está fazendo por seu corpo e sua saúde? Conte para a gente!

Emagreça de forma definitiva

Você pode emagrecer definitivamente seguindo os conceitos simples que envolvem o bom emagrecimento saudável. Para isso recomendo que você participe de uma das maiores comunidades de emagrecimento do Brasil: Emagrecendo com o Dr Rocha.