Alimentação na atualidade, como não passar fome e ter saúde?

alimentação na atualidadeO principal dilema de quem deseja emagrecer é o desejo de não passar fome. Como a maioria das dietas é restritiva, os principais elementos que dão saciedade são retirados dos cardápios, e muita gente desiste do emagrecimento justamente para não passar fome.

Com o passar do tempo as pessoas foram adquirindo mais tarefas diárias, geralmente trabalham em regime de 8 horas, e após o trabalho vão para os estudos ou outra atividade, ou seja, 70% do tempo em vigília (acordado), é passado fora de casa.

Com esses hábitos é quase impossível se alimentar com saúde, pois acabamos almoçando e jantando em restaurantes, ou nos terríveis fastfoods. A boa notícia é que, como a alimentação saudável está em alta, muitos restaurantes possuem cardápios mais nutritivos, e até mesmo alguns fastfoods contam com opções mais saudáveis de alimentação.

Claro que não podemos comparar a qualidade dos alimentos mais naturais adquiridos em feiras livres, com os produtos que são servidos em restaurantes e lanchonetes, porém é muito melhor comer uma salada com um grelhado do que um hambúrguer calórico e gordurento (sem falar dos elementos duvidosos que compõem a “carne”).

Um dos principais fatores, que colaboram com o aumento da obesidade, é justamente a alimentação desregrada. Comemos para matar a fome sem pensar na qualidade da comida que estamos ingerindo, isso é comum e absurdamente prejudicial à saúde.

5 dicas de alimentação saudável que mudarão sua vida

Com a alimentação desregrada grande parte da população do mundo está com sobrepeso, em alguns países existem números alarmantes de obesidade infantil, os hábitos alimentares dos pais sendo transmitidos aos filhos.

Veja 5 hábitos alimentares saudáveis que você pode incorporar agora no seu dia a dia e ter uma vida mais saudável.

1 – Zero frituras

Um dos grandes vilões do emagrecimento, é a fritura. Temos mania de fritar batatas, snacks de frango, mandioca e tudo que vemos pela frente. Dependendo do óleo usado isso pode causar doenças no coração e aumento da pressão. Experimente fazer esses elementos assados, ficarão mais secos, com zero gordura e muito saborosos.

2 – Carnes cozidas

Sempre lembre-se de cozinhar bem as carnes, principalmente a vermelha. Se optar por fazer grelhada, retire apenas depois que ambos os lados estiverem com cor amarronzada. Carne mal passada dificulta a digestão e ainda pode trazer elementos nocivos à saúde (bactérias).

3 – Verduras cruas

Lave bem as verduras antes de consumir e prefira sempre saladas cruas a verduras cozidas. O tempo que o alimento fica dentro da água cozinhando, também faz com que perca grande parte de seus nutrientes mais importantes. Se for cozinhar prefira fazer isso no vapor, invés de em imersão.

4 – Sobremesas com frutas

Existem muitas maneiras de fazer as frutas virarem deliciosas sobremesas. Congeladas e batidas viram ótimos sorvetes (sem adição de leite), picadas em conjunto formam uma deliciosa salada de frutas, algumas podem ser cozidas e virarem purê (maçã e pêra). Opte sempre por comer sobremesa de frutas, é mais saudável e saboroso.

5 – Chás naturais

Os chás de saquinho passam por processo de industrialização e podem perder suas características mais importantes. Prefira comprar chás em lojas de produtos naturais que vendem as ervas in natura, a granel. Hibisco, carqueja e alcachofra são bons para o emagrecimento e a eliminação de toxinas.

Referência: Obesidade Infantil Notícias Uol