Comidas saudáveis e sua colaboração para o emagrecimento

receitas de comidas saudáveisEmagrecer é a palavra de ordem, no que diz respeito a cuidado com a saúde. As pessoas já perceberam que o excesso de peso causa inúmeras doenças, e também afeta drasticamente nossa compleição física.

Dentre os problemas mais comuns causados pela obesidade, encontramos algumas doenças crônicas (hipertensão e diabetes), problemas no coração e uma infinidade de restrições devido à sobrecarga na ossatura lombar e também das articulações.

Mas, como saber o que realmente faz mal à saúde, com tantas informações contraditórias na mídia?

Basicamente, alimentar-se de maneira pobre (com pouca variedade de alimentos) e ingerir gorduras e carboidratos em demasia, é o que ajuda a aumentar o peso consideravelmente.  A vida sedentária (falta de exercícios) também é um fator importante no acúmulo de peso.

Por isso, para emagrecer rapidamente, o melhor caminho é incorporar os alimentos saudáveis no dia a dia. Entende-se por alimentação saudável, o consumo de verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras, e o baixo consumo de açúcar, carboidratos e gorduras trans.

Alimentos Saudáveis

15 idéias para deixar seu cardápio diário mais saudável

O prato ideal de quem come alimentos saudáveis, é bem colorido, o que denota a existência de alimentos de todos os grupos essenciais (sim, cortar grupos inteiros da alimentação é extremamente prejudicial à saúde).

Abaixo damos algumas sugestões de cardápio que contemplam alimentos saudáveis e que ajudarão a perder o peso gradativamente.

Café da manhã

5 Idéias para tornar seu café da manhã mais saudável:

  • Incorporar frutas e cereais integrais em substituição ao pão francês;
  • Trocar o café por um suco natural ou leite desnatado, ou água de coco com frutas;
  • Se for incluir carboidrato, prefira torradas ou biscoitos integrais;
  • Ovo sempre é bem vindo, importante fonte de proteínas;
  • Prefira queijos brancos aos amarelos que possuem alto teor de gorduras. 

Almoço

5 idéias para deixar seu almoço mais colorido e saudável:

  • Substitua o arroz branco polido por arroz integral;
  • Troque os molhos prontos para salada, por um fio de azeite virgem e um pouco de limão;
  • Sempre coma um pouco de salada verde antes de almoçar (isso fará comer menos dos outros pratos e ainda ajuda o intestino);
  • Legumes cozidos devem ser incorporados no prato, faça uma variação todos os dias;
  • Prefira carnes brancas (frango, peixe, porco) às carnes vermelhas, e sempre escolha carnes magras.

Jantar

5 idéias para se alimentar bem e emagrecer:

  • Misture várias verduras para compor saladas ricas em sabor e nutrientes, vale misturar todas que você gostar (as verde escuras são ótimas para limpar toxinas);
  • Se for consumir carboidratos prefira tubérculos como batata e mandioquinha ao invés de arroz;
  • Sempre coloque uma proteína, dando preferência às carnes brancas e magras;
  • O jantar é uma ótima opção para consumir sopa. Incorpore legumes e verduras para garantir a presença de vários nutrientes diferentes;
  • Sempre coma frutas na sobremesa noturna, deixe algum doce para o dia, ou final de semana.

Lanches entre as refeições

Os lanches entre as refeições devem conter elementos de fácil ingestão como frutas, barras de cereais, iogurtes lights, oleaginosas (castanhas), chás e sucos naturais sem adoçar. Eles devem ser feitos após as principais refeições, incluindo o jantar (pequena ceia).